2.1 METODOLOGIA

Foco no ser humano, psicologia humanista e cognitiva, exercícios de meditação, estruturação de pensamentos. Cuidados iniciais personalizados, acolhimento e acompanhamento médico psiquiátrico, avaliações médicas periódicas. Acompanhamento terapêutico periódico individualizado e em grupo. Trabalho espiritual diário, individual e em grupo. Literatura e grupo de partilha diário, voltado para a evolução do indivíduo no seu íntimo e no seu convívio com a comunidade. Trabalho laboral personalizado preparando e treinando o indivíduo para o retorno à sociedade. Desenvolvimento e tratamento do ser humano. Atividades físicas ideais para a recuperação do corpo, acompanhamento terapêutico, metodologia especializada para a mente e acompanhamento espiritual para a alma.

2.2 COMO FUNCIONA (TEMPO E ETAPAS)

Desintoxicação:
Duração de 3 meses, início de tratamento, tempo aproximado para que o indivíduo possa retirar do seu organismo e de sua mente as substâncias usadas às vezes durante anos de sua vida. A partir desse momento, o indivíduo pode ter um vislumbre do que significa viver em recuperação. Pensando de forma mais clara e funcional.
Escala de Valores
Duração de 2 meses, após o processo de desintoxicação entende-se que o acolhido tem de volta suas faculdades mentais e goza de melhor discernimento. Nessa etapa então são inseridos e resgatados valores éticos, morais e espirituais, imprescindíveis para que o individuo volte ao seio de sua família e por fim ao convívio natural e normal na sociedade.
Prevenção de Recaídas
Duração de 2 meses, nessa etapa damos um enfoque às situações que levam e levaram os acolhidos a recaída. Exercícios, palestras e consultas voltadas para esse tema são objetos de ajuda ao acolhido. Existe também um material de trabalho para leitura e exercícios que foi desenvolvido para fortalecer o acolhido preparando-o para a reinserção. Obs.: A família e o local onde o acolhido passará a reinserção também são objetos de atenção nessa etapa.
Reinserção
Duração de 2 meses, nessa etapa o acolhido trabalha a sua reinserção e deixa as dependências da Comunidade passando 10 dias no seio de sua família. Esse tempo importante e suficiente para que o acolhido possa sentir novamente o que é conviver na sociedade. O acolhido volta a Comunidade para mais 20 dias após a reinserção, relatando sua experiência e suas possíveis fraquezas. A instituição através de sua equipe técnica tem a oportunidade de fortalecer o acolhido nesses pontos específicos. Para que ele seja reinserido no mercado de trabalho, sociedade e família.

2.3 PROCEDIMENTO / AVALIAÇÃO / ACOLHIMENTO

O acolhimento deve ser antes de tudo voluntário. A família ou o indivíduo podem a qualquer momento entrar em contato com a COTEFAVE através desse site, e-mail ou um dos telefones. Feito o primeiro contato, será marcada uma entrevista no escritório da COTEFAVE, em Vitória da Conquista, Bahia, onde será feita uma avaliação inicial. Nesse momento serão esclarecidas todas as dúvidas que restarem com relação ao tratamento.

2.4 O QUE LEVAR

O acolhido receberá uma lista completa constando todos os itens, necessários. Ex: Roupas pessoais, calçados, roupa de cama, material de higiene pessoal, caderno, etc.

2.5 O QUE NÃO LEVAR

O acolhido receberá uma lista constando tudo que não poderá levar à comunidade. Ex: Sob nenhuma hipótese algum tipo de substância que altere o comportamento e o humor. É vetado também o uso de qualquer espécie de tabaco, medicamentos que não forem ministrados e/ou aprovados pelo psiquiatra da Instituição.

2.6 ATIVIDADES

  • Espiritualidade;
  • Atividades laborais;
  • Eventos promovidos pela Comunidade;
  • Grupos de autoajuda;
  • Oficina de Artes;
  • Escola de Música;
  • Oficinas de Profissão
  • Atividade física diária, academia, ginástica, futebol etc.
Fechar Menu